1 x de R$150,00 sem juros | Total R$150,00 | |
2 x de R$75,00 sem juros | Total R$150,00 | |
3 x de R$50,00 sem juros | Total R$150,00 | |
4 x de R$42,00 | Total R$167,99 | |
5 x de R$33,77 | Total R$168,87 | |
6 x de R$28,29 | Total R$169,76 | |
7 x de R$24,30 | Total R$170,09 | |
8 x de R$21,37 | Total R$170,96 | |
9 x de R$19,12 | Total R$172,04 | |
10 x de R$17,27 | Total R$172,67 | |
11 x de R$15,77 | Total R$173,49 | |
12 x de R$14,51 | Total R$174,06 |
Descrição:
Atualmente, o autismo é visto como um transtorno do neurodesenvolvimento, com sintomas relacionados a alterações precoces nas redes neurais do “cérebro social”.
Essas redes são responsáveis pela percepção e interação social, envolvendo habilidades como atenção, imitação e associação.
Este livro apresenta ao público brasileiro a terapia de troca e desenvolvimento (thérapie d’échange et développement [TED]), uma abordagem inovadora para o atendimento de crianças com transtornos do espectro autista (TEA) e outros quadros de desenvolvimento atípico.
Desenvolvida por uma equipe de psiquiatria infantil em Tours França, incluindo pesquisadores reconhecidos mundialmente tais como o Prof. Gilbert Lelord e a Profa. Catherine Barthélémy, a TED é baseada em estudos clínicos e exames neurofuncionais e se destaca por sua abordagem neurodesenvolvimental, que valoriza a aprendizagem por meio do prazer compartilhado, e de princípios como a “aquisição livre” e a “curiosidade siológica.”
A TED promove a reciprocidade social e estimula o desenvolvimento motor, sensorial, emocional e cognitivo em um contexto interativo que respeita a dimensão relacional e emocional da criança. A terapia segue um projeto individualizado que envolve uma avaliação psicológica detalhada e a participação dos pais. Com os princípios da “tranquilidade”, “disponibilidade” e “reciprocidade”, a TED tem mostrado efeitos positivos tanto clinicamente quanto em exames de neuroimagem.
Sumário:
Parte 1 – Fundamentos teóricos
1. Autismo: hipóteses neurodesenvolvimentais, modelos cognitivos e temas atuais
2. Os princípios da terapia de troca e desenvolvimento
3. Uma visão geral da terapia de troca e desenvolvimento
Parte 2 – Colocação em prática do projeto TED
4. Como colocar a terapia de troca e desenvolvimento em prática? O contexto clínico e suas variações
5. Como colocar a terapia de troca e desenvolvimento em prática? O contexto familiar
6. Como colocar a terapia de troca e desenvolvimento em prática? O contexto educativo
7. Avaliação da prática na terapia de troca e desenvolvimento
Parte 3 – A intervenção precoce em terapia de troca e desenvolvimento
8. A terapia de troca e desenvolvimento: trajetória de um caso clínico
Reflexões finais
Autora
Camilla Teresa Martini Mazetto é psicóloga clínica e neuropsicóloga. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e pós-doutora pela Université Sorbonne Paris Cité.
Possui mestrado em Aconselhamento em Saúde Mental pela New York University. Certificada como formadora de terapeutas na terapia de troca e desenvolvimento (thérapie d’échange et développement [TED]) pela Université François Rabelais de Tours, coordenou o setor de psicologia do Centro Pró-Autista de São Paulo, onde atuou por mais de dez anos.