R$40,00
Ver mais detalhes
Meios de envio
Descrição

Não restritos para psicólogos

 

Descrição

O instrumento permite investigar aspectos quantitativos e qualitativos por meio de múltiplas dimensões: precisão (capacidade de reconhecimento das palavras), automaticidade (velocidade de processamento), prosódia na leitura oral (fluidez, entonação e pausa) e compreensão de leitura.  O instrumento é destinado a profissionais da área clínica, acadêmica e educacional, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, psicopedagogos e outros profissionais da área educacional que atuam (ou tem conhecimento) em Neuropsicologia e avaliação de Linguagem.

Objetivo

Avaliar a fluência de leitura textual de um texto narrativo e identificar as habilidades e possíveis dificuldades de fluência de leitura oral. Além disso, verificar os pontos fortes e fracos na fluência de leitura e possibilitar o monitoramento da evolução do desempenho.

Público-alvo

O instrumento é destinado a crianças brasileiras, de 7 a 10 anos de idade, estudantes de 2º ao 4º ano escolar do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas.

Aplicação

Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 10 minutos.

Autoras

Fabiane Puntel Basso

Fonoaudióloga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Ciências da Linguagem pela Université de Grenoble-França. Pós-doutorado em Psicologia (UFRGS) e em Educação (PUCRS/UFPel). Integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG).

Camila Schorr Miná

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Neurociências (ICBS-UFRGS) e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Diretora de Ensino na empresa Integra NúcleoPsi Ensino, Psicologia e Interdisciplinaridade Ltda.

Luciane da Rosa Piccolo

Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia (CFP). Pós-doutoranda do Programa de pós-doutorado no exterior (CAPES) no Neurocognition, Early Experiences and Development Lab – NEEDlab, Columbia University in the city of New York. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva  (NEUROCOG).

Jerusa Fumagalli de Salles

Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Professora Associada do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).

Ficha Técnica

Composição:
1 Conjunto de Cartões (2 Cartões: História e Questionário).

 

Detalhe: Avaliação Neuropsicológica
Autor: Jerusa Fumagalli de Salles, Luciane da Rosa Piccolo, Camila Schorr Miná e Fabiane Puntel Basso
Idioma: Português
Edição: 1
Ano Publicação: 2018
Editora: Vetor