R$139,00
3% de desconto pagando com Pix
Não acumulável com outras promoções
Ver mais detalhes
Descrição

Curso restrito para Psicólogos

 

Este curso, ministrado pela professora Dra. Tatiana Nakano, autora dos instrumentos abordados, apresenta três importantes ferramentas voltadas à identificação e avaliação de altas habilidades/superdotacão e criatividade infantil: TIAH/S, EICAS-AH/SD e TCFI. Ao longo das aulas, você será introduzido aos objetivos, formas de aplicação e correção de cada instrumento, além de aprender a realizar a interpretação adequada dos resultados com base em exemplos práticos e no uso das tabelas normativas.

 

 Para quem é direcionado o curso? Psicólogos(as) e estudantes a partir do 7º semestre.

Carga horária 2h* *Horas calculadas a partir do número de atividades, que podem incluir leitura de artigos, slides, textos de apoio, exercícios e vídeos.

Qual é o objetivo do curso?

• Compreender os objetivos, públicos-alvo, materiais e orientações de aplicação de cada instrumento.

• Aprender o processo de correção e interpretação dos resultados a partir das tabelas normativas.

• Reconhecer a relevância e aplicabilidade dos instrumentos em contextos clínicos e educacionais.

 

O que vou aprender?

Aula 01 - Apresentação e Introdução à Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotacão (TIAH/S) Nesta primeira aula, você conhecerá a professora Dra. Tatiana Nakano, autora dos instrumentos que serão estudados ao longo do curso. Além disso, será introduzido(a) à Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotacão (TIAH/S), conhecendo seus objetivos, formatos de aplicação e correção, público-alvo, materiais, os itens que compõem a escala, e mais algumas orientações gerais para aplicação do instrumento.

Aula 02 - Correção e Interpretação da Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotacão (TIAH/S) Ao longo dessa aula, a professora conduz um passo a passo sobre a correção e interpretação da TIAH/S. Aqui, você também será apresentado à correta utilização das tabelas normativas para interpretação dos resultados do instrumento, compreendendo sua importância e aplicabilidade a partir de um exemplo prático. Como complemento, será apresentado a um breve exemplo prático de utilização do instrumento na plataforma VOL.

Aula 03 - Introdução à Escala de Identificação das Características de Altas Habilidades/Superdotacão (EICAS-AH/SD) Nesta aula, você será apresentado à Escala de Identificação das Características de Altas Habilidades/Superdotacão (EICAS-AH/SD), compreendendo seus objetivos, formatos de aplicação e correção, público-alvo, materiais, orientações de aplicação e as diferenças das características avaliadas pelo instrumento: socioemocionais e cognitivas.

Aula 04 - Correção e Interpretação da Escala de Identificação das Características de Altas Habilidades/Superdotacão (EICAS-AH/SD) Ao longo dessa aula, a professora conduz um passo a passo sobre a correção e interpretação da EICAS-AH/SD. Por meio de um exemplo prático, você também aprenderá a correta utilização das tabelas normativas para interpretação dos resultados do instrumento, reconhecendo sua relevância e aplicabilidade na avaliação psicológica.

Aula 05 - Introdução ao Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI) Nesta aula, você será apresentado ao único teste para avaliação da criatividade infantil aprovado pelo SATEPSI: o Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI). Aqui, a professora trará indicações do uso desse instrumento no contexto escolar e clínico.

Aula 06 - Correção e Interpretação do Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI) Por fim, a professora conduzirá um passo a passo sobre a correção e interpretação das características avaliadas por cada subteste do Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI), ressaltando aspectos importantes da avaliação qualitativa e quantitativa desse instrumento.

Docente Tatiana de Cássia Nakano – Docente permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Visiting scholar na University of California - Berkeley (2019-2020, bolsista Fapesp). Pós-doutorado na Universidade São Francisco (2009, bolsista Fapesp). Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas, com bolsas CNPq. Parecerista do SATEPSI do Conselho Federal de Psicologia. Ex-presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (2014-2017) e atual membro do conselho deliberativo (2022-2025). Membro colaborador do Conselho Brasileiro para Superdotação, vice-presidente da ABP+ (2024-2026) e integrante do GT Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. Atua principalmente em Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Psicologia Positiva.

Política de compra e cancelamento De acordo com a Lei de Arrependimento do Código do Consumidor, o cliente pode solicitar cancelamento em até 7 dias após a compra, com reembolso integral.

Acesso ao curso O acesso é realizado mediante senha pessoal e intransferível. O aluno poderá assistir às videoaulas onde e quando desejar, com apoio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos). Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor.

** O primeiro acesso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. As aulas ficam disponíveis por 1 ano a partir do primeiro acesso.

*** Curso totalmente on-line:

• Após confirmação da inscrição, o aluno receberá por e-mail o link de acesso à plataforma;

• No primeiro acesso, deverá cadastrar senha e entrar no ambiente virtual;

• Poderá assistir às aulas onde e quando desejar;

• A aprendizagem é complementada por materiais de apoio;

• Não há plantão de dúvidas ou materiais impressos.

 

**** Todos os cursos oferecem certificado, emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.