R$139,00
Ver mais detalhes
Descrição

Curso restrito para Psicólogos

 

Este curso, ministrado pela professora Dra. Tatiana Nakano, autora dos instrumentos abordados, apresenta três importantes ferramentas voltadas à identificação e avaliação de altas habilidades/superdotacão e criatividade infantil: TIAH/S, EICAS-AH/SD e TCFI. Ao longo das aulas, você será introduzido aos objetivos, formas de aplicação e correção de cada instrumento, além de aprender a realizar a interpretação adequada dos resultados com base em exemplos práticos e no uso das tabelas normativas.

 

 Para quem é direcionado o curso? Psicólogos(as) e estudantes a partir do 7º semestre.

Carga horária 2h* *Horas calculadas a partir do número de atividades, que podem incluir leitura de artigos, slides, textos de apoio, exercícios e vídeos.

Qual é o objetivo do curso?

• Compreender os objetivos, públicos-alvo, materiais e orientações de aplicação de cada instrumento.

• Aprender o processo de correção e interpretação dos resultados a partir das tabelas normativas.

• Reconhecer a relevância e aplicabilidade dos instrumentos em contextos clínicos e educacionais.

 

O que vou aprender?

Aula 01 - Apresentação e Introdução à Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotacão (TIAH/S) Nesta primeira aula, você conhecerá a professora Dra. Tatiana Nakano, autora dos instrumentos que serão estudados ao longo do curso. Além disso, será introduzido(a) à Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotacão (TIAH/S), conhecendo seus objetivos, formatos de aplicação e correção, público-alvo, materiais, os itens que compõem a escala, e mais algumas orientações gerais para aplicação do instrumento.

Aula 02 - Correção e Interpretação da Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotacão (TIAH/S) Ao longo dessa aula, a professora conduz um passo a passo sobre a correção e interpretação da TIAH/S. Aqui, você também será apresentado à correta utilização das tabelas normativas para interpretação dos resultados do instrumento, compreendendo sua importância e aplicabilidade a partir de um exemplo prático. Como complemento, será apresentado a um breve exemplo prático de utilização do instrumento na plataforma VOL.

Aula 03 - Introdução à Escala de Identificação das Características de Altas Habilidades/Superdotacão (EICAS-AH/SD) Nesta aula, você será apresentado à Escala de Identificação das Características de Altas Habilidades/Superdotacão (EICAS-AH/SD), compreendendo seus objetivos, formatos de aplicação e correção, público-alvo, materiais, orientações de aplicação e as diferenças das características avaliadas pelo instrumento: socioemocionais e cognitivas.

Aula 04 - Correção e Interpretação da Escala de Identificação das Características de Altas Habilidades/Superdotacão (EICAS-AH/SD) Ao longo dessa aula, a professora conduz um passo a passo sobre a correção e interpretação da EICAS-AH/SD. Por meio de um exemplo prático, você também aprenderá a correta utilização das tabelas normativas para interpretação dos resultados do instrumento, reconhecendo sua relevância e aplicabilidade na avaliação psicológica.

Aula 05 - Introdução ao Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI) Nesta aula, você será apresentado ao único teste para avaliação da criatividade infantil aprovado pelo SATEPSI: o Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI). Aqui, a professora trará indicações do uso desse instrumento no contexto escolar e clínico.

Aula 06 - Correção e Interpretação do Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI) Por fim, a professora conduzirá um passo a passo sobre a correção e interpretação das características avaliadas por cada subteste do Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI), ressaltando aspectos importantes da avaliação qualitativa e quantitativa desse instrumento.

Docente Tatiana de Cássia Nakano – Docente permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Visiting scholar na University of California - Berkeley (2019-2020, bolsista Fapesp). Pós-doutorado na Universidade São Francisco (2009, bolsista Fapesp). Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas, com bolsas CNPq. Parecerista do SATEPSI do Conselho Federal de Psicologia. Ex-presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (2014-2017) e atual membro do conselho deliberativo (2022-2025). Membro colaborador do Conselho Brasileiro para Superdotação, vice-presidente da ABP+ (2024-2026) e integrante do GT Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. Atua principalmente em Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Psicologia Positiva.

Política de compra e cancelamento De acordo com a Lei de Arrependimento do Código do Consumidor, o cliente pode solicitar cancelamento em até 7 dias após a compra, com reembolso integral.

Acesso ao curso O acesso é realizado mediante senha pessoal e intransferível. O aluno poderá assistir às videoaulas onde e quando desejar, com apoio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos). Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor.

** O primeiro acesso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. As aulas ficam disponíveis por 1 ano a partir do primeiro acesso.

*** Curso totalmente on-line:

• Após confirmação da inscrição, o aluno receberá por e-mail o link de acesso à plataforma;

• No primeiro acesso, deverá cadastrar senha e entrar no ambiente virtual;

• Poderá assistir às aulas onde e quando desejar;

• A aprendizagem é complementada por materiais de apoio;

• Não há plantão de dúvidas ou materiais impressos.

 

**** Todos os cursos oferecem certificado, emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.