1 x de R$155,00 sem juros | Total R$155,00 | |
2 x de R$77,50 sem juros | Total R$155,00 | |
3 x de R$51,67 sem juros | Total R$155,00 | |
4 x de R$43,73 | Total R$174,90 | |
5 x de R$35,32 | Total R$176,59 | |
6 x de R$29,58 | Total R$177,51 | |
7 x de R$25,41 | Total R$177,85 | |
8 x de R$22,44 | Total R$179,52 | |
9 x de R$20,07 | Total R$180,64 | |
10 x de R$18,13 | Total R$181,29 | |
11 x de R$16,63 | Total R$182,92 | |
12 x de R$15,29 | Total R$183,50 |
1 x de R$155,00 sem juros | Total R$155,00 | |
2 x de R$77,50 sem juros | Total R$155,00 | |
3 x de R$51,67 sem juros | Total R$155,00 | |
4 x de R$38,75 sem juros | Total R$155,00 | |
5 x de R$31,00 sem juros | Total R$155,00 |
Desenvolvimento Socioemocional de Superdotados: Uma Perspectiva Internacional
Esta obra oferece uma análise abrangente e fundamentada sobre os aspectos socioemocionais que permeiam a experiência de alunos superdotados, tema ainda pouco explorado na literatura especializada. Com contribuições de pesquisadores de diferentes países, o livro propõe um olhar integrado, que combina teoria sólida, evidências científicas e práticas educacionais aplicadas.
Mais do que identificar talentos cognitivos, o conteúdo busca compreender os desafios emocionais e sociais enfrentados por esses estudantes em diferentes contextos culturais. A proposta é ampliar a compreensão dos profissionais que atuam com o público de altas habilidades — educadores, psicólogos, gestores e pesquisadores — oferecendo subsídios para intervenções mais sensíveis, eficazes e baseadas em evidências.
O diferencial desta publicação está na abordagem aprofundada dos aspectos afetivos e relacionais dos superdotados, com foco na construção de ambientes escolares e familiares que promovam o desenvolvimento integral desses indivíduos. Além disso, traz relatos e estratégias de aplicação internacional, ampliando o repertório profissional de quem atua diretamente com essa população.
Com leitura acessível e conteúdo rigoroso, este livro se posiciona como referência para quem busca compreender e apoiar o desenvolvimento emocional de superdotados com consistência e responsabilidade.
SUMÁRIO
Prefácio (pág. 7)
Introdução (pág. 9)
1. Apoiando as necessidades sociais e emocionais de alunos superdotados: o impacto da política sobre serviços escolares para estudantes nos Estados Unidos (pág. 17)
Wendy Behrens
2. Explorando as influências da escola e da família no desenvolvimento afetivo de adolescentes diversamente superdotados: um estudo retrospectivo em contexto australiano (pág. 31)
Penina Kiss, Bronwyn MacLeod.
3. Fontes de desajustamento socioemocional de pessoas superdotadas no contexto polonês (pág. 71) Katarzyna Martowska
4. A espera de alunos superdotados em salas de aula regulares no contexto austríaco (pág. 103)
Sara Hinterplattne, Marca Wolfensberger, Barbara Sabitzer, Zsolt Lavicza, Markus Hohenwarter
5. Reflexões e desafios na investigação sobre inteligência emocional em altas habilidades: como otimizar seu desenvolvimento em sala de aula no contexto espanhol (pág. 121)
Mercedes Ferrando, Lola Prieto, Carmen Ferrándiz
6. Desenvolvimento socioemocional e autoestima de alunos superdotados: o caso da Eslovênia (pág. 147)
Mojca Kukanja Gabrijelcic, Nina Holešek, Maruška Željeznov Senicar, Polonca Pangrcic
7. Caracterização socioemocional de alunos com elevadas capacidades intelectuais: contextualização no ambiente educativo português (pág. 167)
Ramón García Perales, Alberto Rocha, María González-Sánchez
8. Desenvolvimento e intervenção social e emocional em estudantes taiwaneses: uma análise baseada no modelo de atenção ao desenvolvimento proativo de Peterson (modelo PPDA) (pág. 189)
Chia-Chao Li, Hsiu-Ping Yu, Enyi Jen
9. Questões socioemocionais de crianças superdotadas no México (pág. 203)
Pedro Sánchez Escobedo, Grecia Emilia Ortiz Coronel
10. O desenvolvimento socioemocional de crianças superdotadas no Brasil (pág. 219)
Fernanda Hellen Ribeiro Piske, Tatiana de Cássia Nakano
11. Desenvolvimento emocional de pessoas com altas habilidades: revisão global e específica do contexto argentino (pág. 237)
Paula Irueste, Ailen Saco, Candelaria Tomasini
Sobre os autores (pág. 259)
Tania Stoltz
ORGANIZADORES:
Fernanda Hellen Ribeiro Piske
Tatiana de Cássia Nakano
Ramón García Perales
Alberto Rocha e Tania Stoltz