R$155,00
Ver mais detalhes
Descrição

Desenvolvimento Socioemocional de Superdotados: Uma Perspectiva Internacional

Esta obra oferece uma análise abrangente e fundamentada sobre os aspectos socioemocionais que permeiam a experiência de alunos superdotados, tema ainda pouco explorado na literatura especializada. Com contribuições de pesquisadores de diferentes países, o livro propõe um olhar integrado, que combina teoria sólida, evidências científicas e práticas educacionais aplicadas.


Mais do que identificar talentos cognitivos, o conteúdo busca compreender os desafios emocionais e sociais enfrentados por esses estudantes em diferentes contextos culturais. A proposta é ampliar a compreensão dos profissionais que atuam com o público de altas habilidades — educadores, psicólogos, gestores e pesquisadores — oferecendo subsídios para intervenções mais sensíveis, eficazes e baseadas em evidências.


O diferencial desta publicação está na abordagem aprofundada dos aspectos afetivos e relacionais dos superdotados, com foco na construção de ambientes escolares e familiares que promovam o desenvolvimento integral desses indivíduos. Além disso, traz relatos e estratégias de aplicação internacional, ampliando o repertório profissional de quem atua diretamente com essa população.


Com leitura acessível e conteúdo rigoroso, este livro se posiciona como referência para quem busca compreender e apoiar o desenvolvimento emocional de superdotados com consistência e responsabilidade.


SUMÁRIO

Prefácio (pág. 7)

Introdução (pág. 9)

1. Apoiando as necessidades sociais e emocionais de alunos superdotados: o impacto da política sobre serviços escolares para estudantes nos Estados Unidos (pág. 17)
Wendy Behrens

2. Explorando as influências da escola e da família no desenvolvimento afetivo de adolescentes diversamente superdotados: um estudo retrospectivo em contexto australiano (pág. 31)
Penina Kiss, Bronwyn MacLeod.

3. Fontes de desajustamento socioemocional de pessoas superdotadas no contexto polonês (pág. 71) Katarzyna Martowska

4. A espera de alunos superdotados em salas de aula regulares no contexto austríaco (pág. 103)
Sara Hinterplattne, Marca Wolfensberger, Barbara Sabitzer, Zsolt Lavicza, Markus Hohenwarter

5. Reflexões e desafios na investigação sobre inteligência emocional em altas habilidades: como otimizar seu desenvolvimento em sala de aula no contexto espanhol (pág. 121)
Mercedes Ferrando, Lola Prieto, Carmen Ferrándiz

6. Desenvolvimento socioemocional e autoestima de alunos superdotados: o caso da Eslovênia (pág. 147)
Mojca Kukanja Gabrijelcic, Nina Holešek, Maruška Željeznov Senicar, Polonca Pangrcic

7. Caracterização socioemocional de alunos com elevadas capacidades intelectuais: contextualização no ambiente educativo português (pág. 167)
Ramón García Perales, Alberto Rocha, María González-Sánchez

8. Desenvolvimento e intervenção social e emocional em estudantes taiwaneses: uma análise baseada no modelo de atenção ao desenvolvimento proativo de Peterson (modelo PPDA) (pág. 189)
Chia-Chao Li, Hsiu-Ping Yu, Enyi Jen

9. Questões socioemocionais de crianças superdotadas no México (pág. 203)
Pedro Sánchez Escobedo, Grecia Emilia Ortiz Coronel

10. O desenvolvimento socioemocional de crianças superdotadas no Brasil (pág. 219)
Fernanda Hellen Ribeiro Piske, Tatiana de Cássia Nakano

11. Desenvolvimento emocional de pessoas com altas habilidades: revisão global e específica do contexto argentino (pág. 237)
Paula Irueste, Ailen Saco, Candelaria Tomasini

 

Sobre os autores (pág. 259)
Tania Stoltz

 

 

ORGANIZADORES:
Fernanda Hellen Ribeiro Piske
Tatiana de Cássia Nakano
Ramón García Perales
Alberto Rocha e Tania Stoltz