1 x de R$249,00 sem juros | Total R$249,00 | |
2 x de R$124,50 sem juros | Total R$249,00 | |
3 x de R$83,00 sem juros | Total R$249,00 | |
4 x de R$63,50 | Total R$253,98 | |
5 x de R$50,80 | Total R$253,98 | |
6 x de R$42,33 | Total R$253,98 | |
8 x de R$31,75 | Total R$253,98 | |
9 x de R$28,22 | Total R$253,98 | |
10 x de R$25,40 | Total R$253,98 | |
11 x de R$23,09 | Total R$253,98 | |
12 x de R$21,17 | Total R$253,98 | |
7 x de R$36,28 | Total R$253,98 |
1 x de R$249,00 sem juros | Total R$249,00 | |
2 x de R$124,50 sem juros | Total R$249,00 | |
3 x de R$92,01 | Total R$276,04 | |
4 x de R$69,71 | Total R$278,86 | |
5 x de R$56,06 | Total R$280,32 | |
6 x de R$46,97 | Total R$281,79 | |
7 x de R$40,33 | Total R$282,34 | |
8 x de R$35,47 | Total R$283,79 | |
9 x de R$31,73 | Total R$285,58 | |
10 x de R$28,66 | Total R$286,62 | |
11 x de R$26,18 | Total R$287,99 | |
12 x de R$24,08 | Total R$288,94 |
CURSO RESTRITO PARA PSICÓLOGOS
Curso EAD - Teste HTP no Contexto Brasileiro.
Criado por John N. Buck, em 1948, o HTP é uma técnica projetiva gráfica de base psicodinâmica voltada à investigação da personalidade em termos de representações de si e do ambiente onde o examinando se encontra inserido, de suas atitudes, interações, conflitos e recursos psicológicos disponíveis para manejá-los.
Sua tarefa de teor gráfico, o coloca em um lugar privilegiado em termos de sua capacidade de investigação dos elementos inerentes a personalidade, considerando sua fácil compreensão para indivíduos de diferentes níveis de escolaridade e menos sujeito ao controle consciente da produção do que o observado em técnicas projetivas verbais ou inventários de autorrelato.
Sua atualização ao contexto brasileiro, aprovada em dezembro de 2023, apresenta uma robustez em termos de estudos de fidedignidade e validade dedicados à população brasileira, atribuindo qualidades psicométricas fundamentais ao instrumento e organizando novas formatações acerca de sua padronização, quanto ao processo de aplicação e correção, bem como ampliando a faixa-etária de aplicação, contemplando indivíduos de 06 a 90 anos.
Objetivo
Capacitar tecnicamente o profissional para que possa compreender o processo de aplicação e avaliação do teste H-T-P, desenvolvimento seu raciocínio clínico independente de seu contexto de atuação.
Público-alvo
Psicólogos(as) e estudantes a partir do 3º ano.
Conteúdo programático
UNIDADE 01 – APRESENTAÇÃO DO HTP
Será apresentado o instrumento de modo geral, permitindo ao profissional o primeiro contato com o objetivo do HTP, sua composição em termos de materiais, público-alvo e elementos descritivos.
UNIDADE 02 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO HTP
O principal objetivo deste módulo será apresentar uma discussão acerca dos elementos históricos que deram origem ao HTP e expor a fundamentação teórica que o sustenta, visando uma primeira compreensão acerca do conceito de projeção e personalidade.
UNIDADE 03 – ESTUDOS PSICOMÉTRICOS
Serão apresentados os estudos psicométricos voltados para a população brasileira, discutindo introdutoriamente o conceito de fidedignidade, validade de construto e validade de critério, permitindo a compreensão inerente a importância destes estudos para a devida qualidade e confiabilidade do HTP.
UNIDADE 04 – APLICAÇÃO DO HTP:
• PARTE 01 – ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO HTP
Apresentação da padronização para aplicação do HTP conforme àsinstruções presentes em seu manual técnico
• PARTE 02 – DRAMATIZAÇÃO DA APLICAÇÃO DOHTP
Simulação de um processo de aplicação do HTP.
• PARTE 03 – DISCUSSÕES ACERCA DA APLICAÇÃO DOHTP
Serão discutidos pontossignificativosinerentes ao processo de aplicação do HTP, quanto aos registros que devemos realizar durante a aplicação, a importância do inquérito e o conceito de situação projetiva.
UNIDADE 05 – PRINCÍPIOS INTERPRETATIVOS
Serão discutidos os princípiosinterpretativosinerentes ao processo de correção e interpretação do HTP, conforme sua divisão apresentada no manual técnico e que segue abaixo:
• PARTE 01 – PERSPECTIVA ADAPTATIVA
• PARTE 02 – PERSPECTIVA EXPRESSIVA
• PARTE 03 – PERSPECTIVA PROJETIVA
UNIDADE 06 – PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO
Será apresentado o protocolo de avaliação e como devemos utilizá-lo de modo adequado, permitindo uma avaliação coesa e robusta, evitando interpretações simplistas e estereotipadas. O protocolo em si está dividido em duas partes, sendo a primeira vinculada as características do desenho e a segunda os agrupamentos de tais características denominados de eixos interpretativos.
UNIDADE 07 – DISCUSSÃO DE CASO CLÍNICO
Neste último módulo, será apresentado um recorte de caso clínico com intuito de explorarmos as interpretações inerentes ao teste HTP
Diferenciais
Dramatização da Aplicação do Teste.
Carga Horária
12 horas
Acesso ao curso
Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.
** O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.
*** Curso totalmente on-line:
• Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;
• Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;
• A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);
• Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;
• O curso não contempla materiais impressos.
****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.
Caso seja estudante e tenha interesse em realizar o curso, favor entrar em contato pelo telefone 15 99128-8832 ou pelo e-mail: [email protected].
DOCENTE
Prof. Esp. Felipe Gonçalves de Melo - Psicólogo CRP 06/140658
Graduação em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul, especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG (Instituto de Pós-graduação). Docente no ensino superior vinculado as áreas correlatas à Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico.