R$289,00
3 x de R$96,33 sem juros
Ver mais detalhes
Meios de envio
Descrição

Não restritos para psicólogos

Descrição
 
Neste curso, será dada a fundamentação teórica e metodológica para a compreensão da aplicação, ao registro, pontuação e interpretação do TDE II para o exame do tripé da aprendizagem – escrita, matemática e leitura – nos contextos individual e coletivo, clínico e educacional, em crianças e adolescentes do 1º. ao 9º ano do Ensino Fundamental.
 
Objetivos
 
Geral
Instrumentalizar psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, profissionais da saúde e da educação em geral a usarem o TDE II como uma ferramenta de mapeamento da aprendizagem de habilidades básicas da escrita, da aritmética e da leitura, em seu máximo potencial de aplicabilidade.
 
Objetivos Específicos
– Aprofundar bases teóricas e metodológicas da construção dos conjuntos instruções-estímulos dos três subtestes do TDE II para otimizar sua interpretação;
– Abordar os critérios diagnósticos dos transtornos específicos de aprendizagem, a partir do contínuo de dificuldades de aprendizagem;
– Explicitar os padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação dos subtestes Escrita, Aritmética e Leitura do TDE II, modalidade individual, em crianças e adolescentes do 1º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental;
– Instrumentalizar profissionais e estudantes quanto aos padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação dos subtestes Escrita e Aritmética do TDE II, modalidade coletiva, em crianças e adolescentes do 4º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental;
– Ilustrar a interpretação do TDE II com um caso de criança com queixas de aprendizagem.
 
Conteúdo Programático
Módulo 1:
– Histórico do TDE ao TDE II
– Objetivos do TDE
– Conceito de aprendizagem escolar: leitura escrita matemática (aritmética)
Módulo 2.1: Evidências psicométricas e clínicas do TDE II
– Que estudos foram feitos
– Para que eles servem na prática
– Compreensão dos itens e dos critérios por trás dos itens para uma mais produtiva e completa análise das respostas
Módulo 2.2: Das dificuldades aos transtornos específicos de aprendizagem
– Critérios Diagnósticos
– O uso do TDE II neste contexto de diagnóstico
Módulo 3: Subteste Escrita – Individual
– Aplicação real
– Registro
– Pontuação
– Interpretação
Módulo 4:  Subteste Aritmética  – Individual
– Aplicação real
– Registro
– Pontuação
– Interpretação
Módulo 5:  Subteste Leitura – Individual
– Aplicação real
– Registro
– Pontuação
– Interpretação
Módulo 6:  Integração, devolução e redação dos resultados do TDE II
 
Módulo 7:  Subtestes Escrita e Aritmética – Coletivo
– Aplicação real em uma turma de reforço
– Registro
– Pontuação
– Interpretação
Módulo 8: Aplicabilidades e Limitações: múltiplas vantagens
 
Docente Rochele Paz Fonseca
 
Carga Horária 
04 Horas*
 
Público Alvo
Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos e profissionais da saúde ou educação interessados na avaliação da aprendizagem e estudantes de graduação a partir do 7º semestre.
 
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
 
 
**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.