R$289,00
3 x de R$96,33 sem juros
Ver mais detalhes
Descrição

Curso NÃO Restrito para Psicólogos

 

Neste curso, será dada a fundamentação teórica e metodológica para a compreensão da aplicação, ao registro, pontuação e interpretação do TDE II para o exame do tripé da aprendizagem – escrita, matemática e leitura – nos contextos individual e coletivo, clínico e educacional, em crianças e adolescentes do 1º. ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Objetivos Geral

Instrumentalizar psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, profissionais da saúde e da educação em geral a usarem o TDE II como uma ferramenta de mapeamento da aprendizagem de habilidades básicas da escrita, da aritmética e da leitura, em seu máximo potencial de aplicabilidade.

 

Objetivos Específicos

• Aprofundar bases teóricas e metodológicas da construção dos conjuntos instruções-estímulos dos três subtestes do TDE II para otimizar sua interpretação;

• Abordar os critérios diagnósticos dos transtornos específicos de aprendizagem, a partir do contínuo de dificuldades de aprendizagem;

• Explicitar os padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação dos subtestes Escrita, Aritmética e Leitura do TDE II, modalidade individual, em crianças e adolescentes do 1º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental;

• Instrumentalizar profissionais e estudantes quanto aos padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação dos subtestes Escrita e Aritmética do TDE II, modalidade coletiva, em crianças e adolescentes do 4º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental;

• Ilustrar a interpretação do TDE II com um caso de criança com queixas de aprendizagem.

 

Conteúdo Programático

Módulo 1:

• Histórico do TDE ao TDE II

• Objetivos do TDE

• Conceito de aprendizagem escolar: leitura escrita matemática (aritmética)

 

Módulo 2.1: Evidências psicométricas e clínicas do TDE II 

• Que estudos foram feitos

• Para que eles servem na prática

• Compreensão dos itens e dos critérios por trás dos itens para uma mais produtiva e completa análise das respostas

 

Módulo 2.2: Das dificuldades aos transtornos específicos de aprendizagem

• Critérios Diagnósticos

• O uso do TDE II neste contexto de diagnóstico 

 

Módulo 3: Subteste Escrita - Individual

• Aplicação real

• Registro

• Pontuação

• Interpretação

 

Módulo 4:  Subteste Aritmética  - Individual

• Aplicação real

• Registro

• Pontuação

• Interpretação

 

 Módulo 5:  Subteste Leitura - Individual

• Aplicação real

• Registro

• Pontuação

• Interpretação

 

Módulo 6:  Integração, devolução e redação dos resultados do TDE II

 

Módulo 7:  Subtestes Escrita e Aritmética - Coletivo

• Aplicação real em uma turma de reforço

• Registro

• Pontuação

• Interpretação 

 

Módulo 8: Aplicabilidades e Limitações: múltiplas vantagens

 

Carga Horária 

04h*

 

*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.

 

Acesso ao curso

Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.

**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.

***Curso totalmente on-line:

 

• Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;

•  Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;

• A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);

• Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;

•  O curso não contempla materiais impressos.

 

****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.