R$145,00
Ver mais detalhes
Descrição

Educação a Distância e Ensino Remoto: Ferramentas de Intervenção na Educação

A transformação digital acelerou a demanda por Educação a Distância (EAD) e Ensino Remoto. Porém, muitos profissionais e docentes ainda enfrentam desafios para aplicar métodos eficazes, adotar ferramentas adequadas e seguir as normas legais. Este livro oferece um guia prático e completo, reunindo orientações teóricas, metodológicas e, principalmente, soluções aplicáveis no dia a dia para quem atua na área.


Você encontrará uma análise aprofundada sobre a evolução e a relevância da EAD no Brasil e no mundo, além de estratégias para implementar ferramentas de diagnóstico com evidência científica. Diferente de obras estritamente acadêmicas, este material funciona como um manual objetivo de técnicas e procedimentos, pronto para ser colocado em prática.


Com base em mais de 17 anos de experiência, as organizadoras — Thaís Zerbini e Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade — reúnem métodos testados em pesquisas e aplicados em formações de mestres e doutores na área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) a distância. Essa experiência resulta em um recurso valioso para professores, gestores educacionais e profissionais que buscam aprimorar a eficácia de seus programas de ensino online.


Além disso, o livro aponta caminhos para o futuro das tecnologias digitais na educação, apresentando tendências, inovações e a legislação que rege o setor, garantindo que o leitor esteja preparado para as novas demandas e oportunidades da educação conectada.

 

SUMÁRIO

PREFÁCIO (pág. 7)

APRESENTAÇÃO (pág. 9)

• Thaís Zerbini (pág. 9)

• Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade (pág. 9)

1. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: FERRAMENTAS IMPULSIONADORAS DO APRENDER VIA TECNOLOGIAS DIGITAIS (pág. 15)
Lara Barros Martins
Thaís Zerbini
Cláudio Gaspar de Mello (pág. 15)

 

2. A IMPORTÂNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS PARTICIPANTES NO PLANEJAMENTO DE CURSOS OFERTADOS A DISTÂNCIA (pág. 39)
Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade
Thaís Zerbini

 

3. GESTÃO DA PERMANÊNCIA: DO ENGAJAMENTO AO FEEDBACK A PROFESSORES E PLANEJADORES ENTRE O PRESENCIAL E O DIGITAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (pág. 55)
Cláudio Gaspar de Mello
Lilia Aparecida Kanan
Dyjalma Antonio Bassoli
Edileine Vieira Machado da Silva

 

4. O AMBIENTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO ON-LINE
Lara Barros Martins
Elienay Eiko Rodrigues Umekawa (pág. 83)

 

5. IMPACTO DE AÇÕES EDUCACIONAIS OFERTADAS A DISTÂNCIA NO DESEMPENHO DO ESTUDANTE EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
Thaís Zerbini
Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade
Lara Barros Martins (pág. 101)

 

6. MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E CURSOS OFERTADOS A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?
Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade
Luciana Mourão

 

7. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIAS (pág. 147)
Fabiana Maris Versuti
Marina Greghi Sticca
Mayra Antonelli Ponti
Rafael Lima Dalle Mulle
Cristina Costa-Lobo

 

8. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: DESAFIOS PARA O TRABALHO E A EDUCAÇÃO (pág. 165)
 Marina Greghi Sticca
Francisco Roberto Sanchez Cavalheiro

 

 

 

9. LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO: UMA ESTEIRA DE ACONTECIMENTOS ENTRE O PRESENCIAL E O DIGITAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (pág. 181)
Dyjalma Antonio Bassoli
Edileine Vieira Machado da Silva
Alessandra Fracaroli Perez

 

SOBRE OS AUTORES (pág. 203)

 

 

ORGANIZADORES:

Thaís Zerbini
Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade