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Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem: bases para a avaliação e intervenção

Nesta importante obra, os organizadores Francis Ricardo dos Reis Justi, Claudia Nascimento Guaraldo Justi e Nara Côrtes Andrade apresentam a neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem em termos de fundamentação teórica, princípios de avaliação e de intervenção.

 

Dada a prevalência dos transtornos de aprendizagem, que é estimada entre 5% e 15% em crianças em idade escolar e 4% em adultos, conforme dados da Associação Psiquiátrica Americana, é crucial que profissionais da neuropsicologia e áreas afins conheçam o transtorno, desde sua definição, passando pelas suas características, habilidades preditoras, formas de avaliação e de intervenção.

 

É um dos transtornos mais frequentes em crianças e adolescentes e, quanto mais cedo for diagnosticado e houver intervenção, tanto melhor a perspectiva de mudanças.

 

Especialmente após a Lei Federal nº 14.254/21, que dispõe sobre o acompanhamento integral aos educandos com  dislexia, dentre outros transtornos, torna-se muito importante disseminar informações baseadas em evidências científicas acerca dos transtornos de aprendizagem, incluindo tanto os quadros relacionados à linguagem escrita, quanto aqueles relativos à matemática.

 

Diante da complexidade dos transtornos de aprendizagem, a atuação compreensiva é fundamental. O livro oferece essa perspectiva aos leitores, ao trazer diferentes temas ao longo de nove capítulos. Inicialmente, o leitor terá contato com os fundamentos da avaliação neuropsicológica.

 

Em seguida, há capítulos voltados a diferentes aspectos dos transtornos de aprendizagem, incluindo a dislexia do desenvolvimento; a discalculia do desenvolvimento; as dificuldades de aprendizagem; as várias facetas da leitura, incluindo decodificação e compreensão de leitura; a aprendizagem e o ensino da matemática; bem como as sobreposições entre as dificuldades de aprendizagem e outros transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e o Transtorno do Espectro Autista.

 

Dessa forma, o livro “Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem: bases para a avaliação e intervenção” é um excelente recurso para a compreensão das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem sob a perspectiva da neuropsicologia, preenchendo uma lacuna e sendo uma ferramenta muito útil para auxiliar os profissionais que atuam na área.