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Descrição

Material não restrito à psicólogos

 

Itens:

Manual;
Conjunto de estímulos visuais (2 baralhos e 3 figuras);
Caneta ;
Pen-drive (com mídias de áudio);
Campainha;
Apagador.

 

Descrição 

Os déficits de atenção e Funções Executivas (FEs) estão relacionados a uma variedade de condições clínicas, incluindo trauma cerebral, anóxia/hipóxia, transtornos do desenvolvimento, exposição pré-natal a toxinas (como drogas e álcool) e transtornos de aprendizagem. A maioria das crianças com déficit de atenção é diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sendo esse um problema de saúde mental bastante frequente em crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo. 

A reabilitação neuropsicológica ou cognitiva tem uma série de definições, mas pode ser entendida como um conjunto de atividades terapêuticas sistemáticas, funcionalmente orientadas, que pretendem melhorar o funcionamento cognitivo.

Sendo assim, o programa inclui atividades adequadas para a reabilitação dos problemas de processamento de atenção em crianças. Os materiais são projetados para remediar dificuldades em habilidades de atenção sustentada, seletiva, alternada, dividida, auditiva e visual. Os autores concluíram que o Pay Attention! tem ampla viabilidade de aplicação, e mostrou eficácia na diminuição dos sintomas e melhora nas medidas neuropsicológicas.

 

Público Alvo

Esta intervenção é destinada à indivíduos entre 4 a 14 anos de idades.

 

Contexto

Clínico, Educacional, Neuropsicológico.

 

Aplicação

O processo de aplicação segue a organização hierárquica dos níveis de atenção: das tarefas de atenção sustentada, passando para atenção seletiva, alternada e dividida, bem como o aumento crescente de dificuldade das tarefas e seguidas as normas de interrupção e repetição de tarefas na tomada de linha de base e treinamento contidas no instrumento original.

O Programa de Intervenção dos Processos Atencionais para Crianças (PAY ATTENTION!) é composto por:

  • Manual;
  • Conjunto de estímulos visuais (2 baralhos e 3 figuras);
  • Pen-drive (com mídias de áudio);
  • Campainha;
  • Caneta;
  • Apagador.

  

Normatização

A tradução e adaptação transcultural foi tema da dissertação de mestrado de Deise Lima Fernandes Barbosa, desenvolvida na Universidade Federal de São Paulo (2011). O processo foi dividido em três fases: a) tradução e adaptação do manual e de cada tarefa; b) análise da adequação da tradução e da adaptação das tarefas por juízes especialistas; c) estudos-piloto com crianças sem distúrbios do desenvolvimento e com crianças com diagnóstico de TDAH.

A amostra foi composta por 18 crianças, com idades entre quatro e 12 anos, sendo duas crianças de cada idade (um menino e uma menina). Os participantes foram selecionados de acordo com critérios de inclusão e exclusão que permitiram estabelecer padrões de desenvolvimento normais. Para isso, foram aplicados dois testes de rastreio para seleção.

Autores: Jennifer Thomson, Kimberly Kerns, Lynn Seidenstrang, McKay Moore Sohlberg e Catherine Mateer

Tradução e adaptação: Deise Lima Fernandes Barbosa, Mônica Carolina Miranda e Orlando Francisco Amodeo Bueno

 

Veja um vídeo explicando sobre o PAY ATTENTION!

 

 

Detalhe: Avaliação Neuropsicológica Infantil
Autor: Jennifer Thomson, Kimberly Kerns, Lynn Seidenstrang, McKay Moore Sohlberg e Catherine Mateer
Idioma: Português
Edição: 1
Ano Publicação: 2018
Editora Hogrefe Cetepp