1 x de R$819,72 sem juros | Total R$819,72 | |
2 x de R$409,86 sem juros | Total R$819,72 | |
3 x de R$273,24 sem juros | Total R$819,72 | |
7 x de R$119,44 | Total R$836,11 | |
4 x de R$209,03 | Total R$836,11 | |
5 x de R$167,22 | Total R$836,11 | |
6 x de R$139,35 | Total R$836,11 | |
8 x de R$104,51 | Total R$836,11 | |
9 x de R$92,90 | Total R$836,11 | |
10 x de R$83,61 | Total R$836,11 | |
11 x de R$76,01 | Total R$836,11 | |
12 x de R$69,68 | Total R$836,11 |
1 x de R$819,72 sem juros | Total R$819,72 | |
2 x de R$409,86 sem juros | Total R$819,72 | |
3 x de R$302,91 | Total R$908,74 | |
4 x de R$229,50 | Total R$918,00 | |
5 x de R$184,57 | Total R$922,84 | |
6 x de R$154,61 | Total R$927,68 | |
7 x de R$132,78 | Total R$929,48 | |
8 x de R$116,78 | Total R$934,23 | |
9 x de R$104,46 | Total R$940,14 | |
10 x de R$94,36 | Total R$943,58 | |
11 x de R$86,19 | Total R$948,09 | |
12 x de R$79,27 | Total R$951,20 |
Material não restrito à psicólogos
Itens:
Manual;
Conjunto de estímulos visuais (2 baralhos e 3 figuras);
Caneta ;
Pen-drive (com mídias de áudio);
Campainha;
Apagador.
Descrição
Os déficits de atenção e Funções Executivas (FEs) estão relacionados a uma variedade de condições clínicas, incluindo trauma cerebral, anóxia/hipóxia, transtornos do desenvolvimento, exposição pré-natal a toxinas (como drogas e álcool) e transtornos de aprendizagem. A maioria das crianças com déficit de atenção é diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sendo esse um problema de saúde mental bastante frequente em crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo.
A reabilitação neuropsicológica ou cognitiva tem uma série de definições, mas pode ser entendida como um conjunto de atividades terapêuticas sistemáticas, funcionalmente orientadas, que pretendem melhorar o funcionamento cognitivo.
Sendo assim, o programa inclui atividades adequadas para a reabilitação dos problemas de processamento de atenção em crianças. Os materiais são projetados para remediar dificuldades em habilidades de atenção sustentada, seletiva, alternada, dividida, auditiva e visual. Os autores concluíram que o Pay Attention! tem ampla viabilidade de aplicação, e mostrou eficácia na diminuição dos sintomas e melhora nas medidas neuropsicológicas.
Público Alvo
Esta intervenção é destinada à indivíduos entre 4 a 14 anos de idades.
Contexto
Clínico, Educacional, Neuropsicológico.
Aplicação
O processo de aplicação segue a organização hierárquica dos níveis de atenção: das tarefas de atenção sustentada, passando para atenção seletiva, alternada e dividida, bem como o aumento crescente de dificuldade das tarefas e seguidas as normas de interrupção e repetição de tarefas na tomada de linha de base e treinamento contidas no instrumento original.
O Programa de Intervenção dos Processos Atencionais para Crianças (PAY ATTENTION!) é composto por:
Normatização
A tradução e adaptação transcultural foi tema da dissertação de mestrado de Deise Lima Fernandes Barbosa, desenvolvida na Universidade Federal de São Paulo (2011). O processo foi dividido em três fases: a) tradução e adaptação do manual e de cada tarefa; b) análise da adequação da tradução e da adaptação das tarefas por juízes especialistas; c) estudos-piloto com crianças sem distúrbios do desenvolvimento e com crianças com diagnóstico de TDAH.
A amostra foi composta por 18 crianças, com idades entre quatro e 12 anos, sendo duas crianças de cada idade (um menino e uma menina). Os participantes foram selecionados de acordo com critérios de inclusão e exclusão que permitiram estabelecer padrões de desenvolvimento normais. Para isso, foram aplicados dois testes de rastreio para seleção.
Autores: Jennifer Thomson, Kimberly Kerns, Lynn Seidenstrang, McKay Moore Sohlberg e Catherine Mateer
Tradução e adaptação: Deise Lima Fernandes Barbosa, Mônica Carolina Miranda e Orlando Francisco Amodeo Bueno
Veja um vídeo explicando sobre o PAY ATTENTION!