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Descrição

Material restrito à psicólogos

 

Itens:

Conjunto de Quadrículos

 

Descrição

O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister é atualmente considerada uma técnica tanto projetiva quanto expressiva ou de desempenho de avaliação da personalidade. Criada na década de 1950 pelo suíço Max Pfister, foi baseada na relação entre cores e emoções, utilizando a forma de uma pirâmide para possibilitar a composição de variadas configurações. Seu objetivo é propiciar uma análise da dinâmica afetiva-emocional do indivíduo, permitindo também inferir sobre suas habilidades cognitivas e tendências de comportamento, relacionadas à maneira como ele lida com as emoções.

 

Fernando de Villemor Amaral, pioneiro da técnica de Pfister no Brasil, publicou o primeiro manual brasileiro em 1966 e revisou a obra em 1978. Sua filha, Anna Elisa de Villemor-Amaral, seguiu seu legado e deu continuidade às pesquisas com a técnica, publicando os manuais para adultos (2005) e para crianças e adolescentes (2014).

 

O atual manual do Teste das Pirâmides Coloridas (TPC) integra as versões anteriores, reúne as principais pesquisas realizadas nos últimos dez anos em todas as regiões do Brasil e atualiza os estudos psicométricos mais recentes sobre normatização e validade, além de apresentar a versão informatizada (TPC-i) como alternativa à versão tradicional.

 

Público-alvo

É destinado a avaliar crianças, adolescentes, adultos e idosos, com normas para ao menos um tipo de aplicação em todas as faixas etárias de 6 a 83 anos.

 

Versão Tradicional: entre 6 e 14 anos de idade e entre 18 e 83 anos.

Versão informatizada: entre 6 e 11 anos de idade e entre 13 e 83 anos.

 

Contexto

Clínico, Jurídico, Organizacional e Trânsito.

 

Aplicação

A aplicação pode ser feita em sua versão tradicional (ou seja, a partir do seu material físico), ou informatizada (por meio de um computador ou tablet com acesso à internet). Em ambos os modos, a aplica­ção leva cerca de 15 a 20 minutos, não havendo limite de tempo para completar a tarefa. A tarefa consiste em preen­cher esquemas de pirâmides com quadrículos coloridos e posteriormente responder a algumas perguntas sobre as pi­râmides montadas

 

Correção e interpretação

A versão tradicional pode ser corrigida manualmente ou por meio de plataforma digital de correção informatizada, que dispensa ao avaliador parte do processo de codificação.

 

Para a aplicação informatizada, o processo de cálculos e comparações é automático após a aplicação, demandando que o avaliador insira apenas os dados que requerem sua análise clínica.

A classificação e a interpretação dos dados são feitas de acordo com os critérios descritos no manual. Para as com­parações normativas, deve-se utilizar os parâmetros das tabelas equivalentes à faixa etária do indivíduo avaliado e ao tipo de aplicação (quando em crianças e adolescentes).

 

Depoimentos

"Eu acabei de adquirir um Pfister novinho pela Valor do Conhecimento. As Pirâmides Coloridas de Pfister da Editora Hogrefe, é um dos testes projetivos que gosto muito de utilizar na clínica. Agora encontra-se favorável até 2035, mantendo a mesma metodologia e algumas alterações nas normas". 

Cristina Galvão - Psicóloga: Mental Care Neuropsicologia e Psicologia Clínica 

"Agora os novos estudos normativos do teste 'As Pirâmides Coloridas de Pfister' já estão disponíveis para a comunidade de psicólogos, permitindo análises importantes sobre mudanças na expressão emocional dos brasileiros de modo geral e com análises mais qualitativas a depender de outras características sociodemográficas do sujeito avaliado". 

Raimundo Neto - Psicólogo  

"O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister é um instrumento psicológico muito enriquecedor na compreensão da dinâmica emocional e habilidades cognitivas correlatas de crianças, adolescentes e adultos. . Indicado para Avaliação Psicológica no contexto de trânsito, psicossocial, psicodiagnósticos, organizacional, clínico, seleção de candidatos, manuseio de arma de fogo entre outros..." 

Maria Viliane - Psicóloga: Atualize Treinamentos 

Padronização

Anna Elisa de Villemor-Amaral

Psicóloga, com mestrado (1990) e doutorado (1996) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), tendo desenvolvido suas teses na área de Distúrbios da Comunicação e da Avaliação Psicológica por meio de métodos projetivos, no contexto de saúde, atendimento hospitalar e psicossomática. Fez pós-doutorado na Universidade da Savoia na França em 2003, trabalhando na perspectiva da Psicopatologia Fenômeno-estrutural. Psicóloga clínica com atuação em Psicanálise e Psicodiagnóstico. Atualmente é Professora Associada Doutora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da saúde e psicopatologia com Métodos Projetivos, especialmente o Rorschach, Pfister e Zulliger, sendo Bolsista Produtividade CNPq.