1 x de R$535,79 sem juros | Total R$535,79 | |
2 x de R$267,90 sem juros | Total R$535,79 | |
3 x de R$178,60 sem juros | Total R$535,79 | |
4 x de R$150,01 | Total R$600,03 | |
5 x de R$120,64 | Total R$603,19 | |
6 x de R$101,06 | Total R$606,35 | |
7 x de R$86,79 | Total R$607,53 | |
8 x de R$76,33 | Total R$610,64 | |
9 x de R$68,28 | Total R$614,50 | |
10 x de R$61,67 | Total R$616,75 | |
11 x de R$56,34 | Total R$619,69 | |
12 x de R$51,81 | Total R$621,73 |
Material não restrito a psicólogos
Composição Coleção:
Manual
Cadernos de estímulos - Provas 1 a 6
Caderno de estímulos - Provas 7 a 13
Folhas de respostas rastreio
Folhas de respostas e anotações
Crivo de correção
Descrição
O PROLEC-SE-R é um instrumento para avaliar e detectar as dificuldades de leitura de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (11 a 15 anos) e 1º ao 3º ano do Ensino Médio (15 a 18 anos). É composto de 13 provas e seu objetivo é explorar os processos e subprocessos que interferem na leitura a fim de identificar os casos de dificuldades em sua aprendizagem, e quais os processos responsáveis por essas dificuldades.
Sua aplicação permite obter informações sobre os três processos básicos da leitura: os processos léxicos, sintáticos e semânticos. Mais especificamente, permite avaliar a dificuldade em um ou mais destes processos e, caso contrário, avaliar o nível de habilidade de leitura (baixo, médio ou alto) em comparação com outras pessoas do mesmo ano escolar.
Público-Alvo
Escolares do 6° ao 9°ano do Ensino Fundamental II e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Aplicação
Provas 1 a 6 – individual ou coletiva (40 minutos)
Provas 7 a 13 – individual (40 minutos)
Contexto
Clínico, escolar e neuropsicológico.
Normatização
No total, foram realizadas 746 avaliações em estudantes entre 11 e 18 anos (média = 14,1; DP = 2,0), procedentes de dez centros educativos, com porcentagens equilibradas em relação ao tipo de centro (público e particular), e com uma quantidade de casos por ano escolar razoável para a construção da classificação normativa.
Adaptação brasileira
Adriana Marques de Oliveira
Fonoaudióloga, graduada pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/Unesp (Marília-SP); pós- doutora em fonoaudiologia (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mestre e doutora em Educação pela FFC/Unesp (Marília-SP). Especialista em Linguagem e Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CRFa); pesquisadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (Lida); e integrante do Grupo de Pesquisa “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade” do CNPq.
Simone Aparecida Capellini
Fonoaudióloga. Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP, Marília (SP). Membro do Collegio dei Docenti del Corso di Dottorato in Formazione, Patrimonio Culturale e Territori presso l’Università di Macerata, Macerata, Itália. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia – FFC/UNESP – Marília (SP). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade”. Coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia Educacional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), gestões 2017-2019 e 2020-2022.
Detalhe: Psicopedagógico/Escolar
ISBN: 978-6-5890-9237-7
Autor: Fernando Cuetos; David Arribas; José Luis Ramos
Idioma: Português
Edição: 1
Ano Publicação: 2022
Editora: Hogrefe Cetepp