1 x de R$124,15 sem juros | Total R$124,15 | |
2 x de R$62,08 sem juros | Total R$124,15 | |
3 x de R$41,38 sem juros | Total R$124,15 | |
4 x de R$34,76 | Total R$139,04 | |
5 x de R$27,95 | Total R$139,77 | |
6 x de R$23,42 | Total R$140,50 | |
7 x de R$20,11 | Total R$140,77 | |
8 x de R$17,69 | Total R$141,49 | |
9 x de R$15,82 | Total R$142,39 | |
10 x de R$14,29 | Total R$142,91 | |
11 x de R$13,05 | Total R$143,59 | |
12 x de R$12,01 | Total R$144,06 |
Promove – Universitários.
Treinamento de habilidades sociais: guia teórico e prático
ngressar na universidade, normalmente, é um momento de grande expectativa e realização. Entretanto, o contexto universitário requer do estudante a habilidade de lidar com múltiplas demandas.
Deste modo, identificar as variáveis associadas ao contexto do universitário, contribui para promover a saúde mental, desempenho acadêmico e as habilidades sociais do estudante.
Sumário:
Apresentação
1 A vivência na universidade: desafios e promoção de saúde
Desafio, dificuldade e proteção na universidade
A influência das variáveis demográficas na saúde mental e nas habilidades sociais
Estudos psicométrico e de caracterização do LADS
Saúde mental e possíveis relações funcionais com habilidades sociais e problemas na
vida universitária
2. Intervenções psicológicas em estudantes universitários: revisão sistemática
Método
Resultados
Conclusões
3. Estudos com o Promove – Universitários: medidas de resultado e de processo
4. Descrição do Promove – Universitários
Formulação de caso
Aplicação do Promove – Universitários
Orientações gerais de condução e manejo do terapeuta
Sessão 1 – Apresentação, verificação de expectativas. Comunicação: Iniciar, manter e encerrar conversações
Sessão 2 – Comunicação: Fazer e responder perguntas. Falar em público
Sessão 3 – Apresentar Seminário. Lidar com autoridade. Organizar rotina de estudos e de
atividades sociais
Sessão 4 – Empatia. Conhecer direitos humanos básicos, cidadania. Negociar
Sessão 5 – Conhecer diferenças entre comportamento habilidoso, passivo, e agressivo
Sessão 6 – Expressar sentimentos positivos, elogiar e receber elogios, dar e receber feedback positivo, e agradecer
Sessão 7 – Expressar opiniões (de concordância, de discordância) e ouvir opiniões (de concordância, de discordância)
Sessão 8 – Expressar sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo, e solicitar mudança de comportamento
Sessão 9 – Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros, pedir desculpas
Sessão 10 – Relacionamento amoroso
Sessão 11 – Relacionamento familiar
Sessões 12 e 13 – Temas livres
5. Transtorno de personalidade borderline e terapia analítico-comportamental: um estudo de caso
Método
Resultados e discussão Considerações finais
Referências
Bibliografia da base documental do estudo de revisão do Capítulo 2
Apêndice
Autoras:
Alessandra Turini Bolsoni-Silva
É psicóloga, mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutora em Psicologia e pós-doutora em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USPRP). Atualmente, é livre-docente em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru), onde leciona nos cursos de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Trabalha com Análise Aplicada do Comportamento em Psicologia Clínica e em Psicologia do Desenvolvimento em diferentes temáticas.
Fabiane Ferraz Silveira Fogaça
É psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru), mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru e doutora em Psicologia pela UFSCar, com estágio-sanduíche na Universidade de Nevada, Reno (EUA). Atualmente é professora auxiliar I da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Carla Giovanna Belei Martins
É psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento eAprendizagem pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru). Atualmente, atua como psicóloga clínica no Núcleo de Análise do Comportamento de São José do Rio Preto (NAC–Rio Preto) e é professora do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp) e de cursos de extensão e de pós-graduação.
Tatiana Fujisaka Tanaka
É psicóloga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru), com período sanduíche na Universidade da Beira Interior, Covilhã (Portugal). Tem experiência na área clínica da psicologia, com ênfase na terapia analítico-comportamental.