1 x de R$440,00 sem juros | Total R$440,00 | |
2 x de R$220,00 sem juros | Total R$440,00 | |
3 x de R$146,67 sem juros | Total R$440,00 | |
4 x de R$110,00 sem juros | Total R$440,00 | |
5 x de R$88,00 sem juros | Total R$440,00 | |
6 x de R$82,99 | Total R$497,95 | |
7 x de R$71,27 | Total R$498,92 | |
8 x de R$62,68 | Total R$501,47 | |
9 x de R$56,07 | Total R$504,64 | |
10 x de R$50,65 | Total R$506,48 | |
11 x de R$46,26 | Total R$508,90 | |
12 x de R$42,55 | Total R$510,58 |
Instrumento Restrito para Psicólogos
Objetivo
A quinta edição do Self-Directed Search (SDS) é a versão traduzida e adaptada do instrumento homônimo originalmente desenvolvido nos Estados Unidos e traduzido para diversos idiomas. O objetivo é avaliar os interesses profissionais, segundo o modelo hexagonal de John Holland, que se baseia em seis tipos de interesse: realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional (RIASEC).
Profissionais
Psicólogos(as) que atuem nos contextos clínico, escolar, educacional, organizacional e de carreira.
Público-alvo/amostra
O instrumento é destinado a pessoas com idades entre 14 e 56 anos.
Material para aplicação e correção
O SDS-5 pode ser aplicado no formato lápis e papel ou informatizado. Para a aplicação, lápis e papel são utilizados os seguintes materiais: Caderno de Autoavaliação,Caderno de Ocupações, Caderno Você e Sua Carreira, lápis e borracha. A aplicação informatizada do SDS é feita por meio da plataforma Hogrefe Testsystem (HTS), podendo ser realizada de forma presencial ou remota. É essencial que o aplicador leia detalhadamente este manual técnico antes da aplicação do questionário.
Contexto de avaliação
A quinta edição do SDS pode ser aplicada de forma individual ou coletiva, sem tempo determinado. O SDS deve ser utilizado em atendimentos individuais ou em grupo, em contextos clínicos, escolares ou organizacionais. Sobretudo os profissionais que atuam com orientação profissional e de carreira podem se beneficiar desse instrumento. Data de realização dos estudos. Os dados utilizados neste manual foram coletados entre novembro de 2018 e fevereiro de 2020.
Responsável técnico
Rodolfo Augusto Matteo Ambiel - CRP 06/9670
Autores:
John L. Holland, PhD
Em 1942, John Holland tornou-se bacharel em Psicologia pela Universidade Municipal de Omaha. Durante mais três anos, trabalhou no Exército norte-americano como inspetor de testes e assistente psicológico, entre outras funções. O interesse de Holland pela classificação dos indivíduos no que concerne aos tipos psicológicos começou no Exército enquanto observava recrutas ordenados de acordo com os resultados obtidos a partir de um curto formulário de entrevista. Na Universidade de Minnesota, obteve o doutorado em Aconselhamento Psicológico.
A subsequente experiência de Holland com aconselhamento de carreira mostrou-lhe as falhas dos testes de carreira existentes. Tempo longo de pontuação, informações inadequadas do cliente e falta de uma lista de ocupações organizada que coordenasse os resultados dos testes tornaram o trabalho frustrante. Em 1953, Holland criou o Inventário Vocacional de Interesses (Vocational Preference Inventory – VPI). Os resultados do questionário VPI foram comparáveis com os obtidos a partir de testes já existentes, apesar da falta de normas do instrumento e da variação de escalas desiguais. A importância do VPI reside na inclusão de listas de trabalho e na organização de itens em escalas – o antecessor ao modelo hexagonal.
Melissa A. Messer, MHS
Vice-Presidente e Diretora de Produto, Psychological Assessment Resources (PAR)
Melissa A. Messer é responsável pela supervisão da aquisição e desenvolvimento de novos produtos na PAR, onde também gerencia uma equipe dedicada à qualidade de controle e direção de projetos. Desde que se juntou à PAR em 2002, Melissa tem desempenhado um papel crucial no lançamento de mais de 30 produtos inovadores.
Entre suas contribuições significativas, Melissa é a autora principal da série Academic Achievement Battery (AAB), do Working Styles Assessment (WSA) e do Work Values Inventory (WVI). Além disso, ela tem colaborado em várias edições do Self-Directed Search (SDS), uma ferramenta criada por John Holland, destacando-se em sua aplicação prática no campo do aconselhamento de carreira.
Formada pela University of Florida, Melissa obteve seu MHS em Aconselhamento de Reabilitação, fornecendo uma base sólida para sua carreira dedicada ao avanço dos recursos em avaliação psicológica.
Adaptação brasileira por
Dr. Rodolfo A. M. Ambiel
Dra. Ana Paula Porto Noronha
Dr. Gustavo Henrique Martins
Composição:
(Pasta, Manual, Caderno de Autoavaliação (10 unidades), Caderno de Ocupações (5 unidades), Voucher da Coleção (10 licenças + manual digital)