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Descrição

Material restrito à psicólogos

 

Itens:
1 Caderno Subteste Padrões (UNITÁRIO)

 

Descrição

O SON-R 2½-7 [a] é um instrumento não verbal para avaliação da inteligência geral.

Seu objetivo é a avaliação geral do desenvolvimento e das habilidades cognitivas, através de quatro subtestes, que avaliam habilidades espaciais e viso-motoras e raciocínio abstrato e concreto.

Difere de outros testes não-verbais para crianças, na sua combinação de:

  • Abordagem amigável - no estilo de administração e na atratividade dos materiais;
  • Pessoal - aplicado de acordo com a particularidade de cada criança;
  • Variedade das habilidades medidas e na possibilidade de testar a inteligência independentemente do nível de habilidade verbal.

Os subtestes podem ser agrupados em dois tipos: Testes de raciocínio (Categorias e Situações) e testes de execução, com enfoque espacial e viso-motor (Mosaicos e Padrões).

Portanto, esse teste pode servir tanto como primeira opção, quanto como um segundo teste nos casos em que decisões importantes precisam ser tomadas ou se a validade do primeiro teste for duvidosa.

  

Público-Alvo

O instrumento é destinado à indivíduos entre 02 anos e meio à 7 anos e 11 meses. 

O teste foi desenvolvido especialmente para reduzir a influência do fator verbal e da escolaridade na avaliação das habilidades cognitivas, desta forma, a sua aplicação é adequada para:

  • Crianças com dificuldades auditivas;
  • Crianças com problemas de linguagem;
  • Autismo e transtornos de desenvolvimento;
  • Imigrantes cuja a primeira lingua é diferente da falada no lugar de moradia. 

 

Aplicação

O SON-R 2½-7 [a] deve ser administrado individualmente e leva aproximadamente 40 minutos (incluindo pequenas pausas entre os subtestes). As instruções para aplicação podem ser dadas de forma verbal ou não-verbal. Esta decisão será adaptada de acordo com a habilidade comunicativa de cada criança, permitindo que o teste seja administrado da forma mais natural possível. 

 

Contexto

Educacional, Clínico, Neuropsicológico e demais áreas onde o propósito é fazer uma avaliação da cognição.

 

Normatização

O estudo de normatização incluiu 1.200 crianças de todas as regiões brasileiras e com representantes de diversos extratos socieconômicos do país! Foi realizado um estudo empírico com uma amostra de crianças com surdez profunda. E houve adequação do conteúdo para a realidade brasileira.

 

Correção

Manual ou informatizada através de software incluso no kit, disponível para Windows 98, Me, NT, 2000, XP, Vista, Windows 7.

A versão Informatizada disponibiliza o QI padronizado com efeito Flynn

Estudos mostram, que nos países ocidentais, há um aumento da inteligência, sendo assim, estima-se que este efeito aumentará a pontuação em cerca de 10 pontos no QI em 30 anos. Com base nesta estimativa, o QI* é calculado.

Para realizar o cálculo, o programa utiliza a diferença entre o ano que o teste foi aplicado e o ano em que a padronização ocorreu, dividido por 3 e depois este valor é arredondado.

 

 

Detalhe: Inteligência Infantil
ISBN: 978-85-85439-21-7
Autor: Jacob A. Laros & Peter J. Tellegen
Idioma: Português
Edição: 1
Ano Publicação: 2015
Editora Hogrefe Cetepp