1 x de R$81,00 sem juros | Total R$81,00 | |
2 x de R$40,50 sem juros | Total R$81,00 | |
3 x de R$27,00 sem juros | Total R$81,00 | |
4 x de R$22,68 | Total R$90,71 | |
5 x de R$18,24 | Total R$91,19 | |
6 x de R$15,28 | Total R$91,67 | |
7 x de R$13,12 | Total R$91,85 | |
8 x de R$11,54 | Total R$92,32 | |
9 x de R$10,32 | Total R$92,90 | |
10 x de R$9,32 | Total R$93,24 | |
11 x de R$8,52 | Total R$93,68 | |
12 x de R$7,83 | Total R$93,99 |
1 x de R$81,00 sem juros | Total R$81,00 | |
2 x de R$40,50 sem juros | Total R$81,00 | |
3 x de R$27,00 sem juros | Total R$81,00 | |
4 x de R$20,25 sem juros | Total R$81,00 | |
5 x de R$16,20 sem juros | Total R$81,00 |
Subjetividade e Aprendizagem
Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural
As análises das perspectivas do sujeito e da subjetividade constituem-se em um desafio para os profissionais da educação que se propõem a compreender as múltiplas determinações que configuram a maneira particular dos indivíduos produzirem sentidos frente à realidade vivida.
Neste livro, apresentam-se textos teóricos e análises de situações de aprendizagem em diferentes contextos, nas perspectivas teóricas da psicanálise e da psicologia histórico-cultural. Desse modo, são oferecidos subsídios para uma releitura de processos de escolarização de crianças e jovens, de formação dos educadores, de atuação profissional, em que as configurações das subjetividades individuais não se desvinculam dos contextos sociais e culturais e das relações interpessoais em que são produzidas.
Os autores procuram apresentar os fundamentos teóricos que levam à compreensão do sujeito como um ser em desenvolvimento e como parte integrante de processos educacionais, o que acaba por gerar diversas repercussões afetivo-emocionais e cognitivas, ampliando o olhar para o sujeito e a psique humana integrados nos processos produtivos que emanam da amálgama entre o individual e social na constituição das subjetividades.
Sumário
1. Escuta da subjetividade: amadurecimento emocional e os processos de aprendizagem
2. Escuta psicanalítica e inclusão escolar: as dificuldades de aprendizagem, a família e os sentimentos das crianças
3. O aprendiz aprisionado: uma compreensão psicanalítica sobre o fracasso escolar
4. Aprendizagens na experiência clínica: as dobras do sintoma
5. Avanços conceituais na aprendizagem de Ciências Naturais na educação infantil: uma análise histórico cultural
6. Brincadeira na educação infantil: considerações sobre aprendizagem e desenvolvimento
7. Identificações ocupacionais de adolescentes trabalhadores em uma universidade pública
8. Trabalho, sofrimento e subjetividade: sentidos produzidos por alunas de cursos superiores noturnos
9. Trabalho sofrido notas sobre a experiência emocional de professoras
10. A escuta do sofrimento psíquico em professores: desafios para a avaliação e a intervenção no campo da psicologia da educação
11. Novas aprendizagens em processos de reestruturação corporativa: a dimensão subjetiva na gestão do conhecimento
Autoras
Marjorie Cristina Rocha da Silva
Graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente e pesquisadora do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia Educacional, do Centro Universitário Fieo – UNIFIEO
Marisa Irene Siqueira Castanho
Graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, pós-graduação em Educação pela Universidade Nove de Julho. Docente e pesquisadora do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia Educacional, da UNIFIEO.