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Autores: Lisa Joseph/ Latha Soorya/ Audrey Thurm
Tradutores: Dra. Lisandra Borges/ Dr. Luiz Fernando Longuim Pegoraro
Transtorno do Espectro Autista
Inaugurando a coleção “Avanços em Psicoterapia: Prática Baseada em Evidências“, oferecemos esta obra destinada aos psicólogos, médicos, professores e estudantes que atendem pacientes acometidos pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O livro aborda a etiologia, diagnóstico, evolução e comorbidades mais comuns do TEA por meio de descrições das intervenções comumentes utilizadas, expondo desde tratamentos tradicionais, até os complementares e alternativos – psicossociais, farmacológicos, educacionais e treinos de habilidades sociais.
Também são explorados os aspectos mais frequentes da prática clínica, com exemplos de casos reais, de maneira a facilitar o trabalho do profissional em seu dia-a-dia.
Compondo a obra, há uma revisão dos critérios diagnósticos apresentados pelos manuais DSM-5 e CID-10 e elucidações acerca das diferenças e mudanças de nomenclatura que foram instauradas ao longo dos anos.
Durante a leitura, o profissional encontrará caminhos para realizar e/ou confirmar de maneira eficaz um diagnóstico fidedigno, além de exemplos detalhados sobre tratamentos fundamentos em evidências clínicas.
Desta forma, podemos considerar a obra como um guia completo que auxilia os profissionais com orientações para o diagnóstico e acompanhamento do TEA.
Sumário
1. Descrição
2. Teorias e modelos para o TEA
3. Diagnóstico e indicação de tratamento
4. Tratamentos para os sintomas principais e associados do TEA
5. Referências
6. Apêndice: Associações e recursos
Autores
Lisa Joseph
Psicóloga clínica infantil. Completou seu estágio de pós-doutorado na Brown University e na Unidade de Neurociência Pediátrica e Desenvolvimental do Instituto Nacional do Programa de Pesquisa Interna de Saúde Mental em Bethesda, MD, trabalhando com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do desenvolvimento. Seus interesses de pesquisa incluem comportamentos repetititvos e diagnóstico diferencial.
Latha Soorya
Psicóloga clínica e professora assistente de psiquiatria do Centro de Avaliação, Pesquisa e Tratamento de Autismo na Rusch University Medical Center (RUMC), Chicago, IL. É pesquisadora com expertise em avaliação e intervenções comportamentais baseadas em evidências para indivíduos com TEA. Seus interesses de pesquisa estão focados na eficácia de tratamentos ambulatoriais para indivíduos com TEA.
Audrey Thurm
Psicóloga infantil e pesquisadora na Unidade de Neurociência Pediátrica e Desenvolvimental do Instituto Nacional do Programa de Pesquisa Interna de Saúde Mental em Bethesda, MD. Seu foco de pesquisa é o TEA, especificamente o diagnóstico precoce. Seus estudos de investigação incluem a história natural do autismo e as desordens genéticas relacionadas, bem como os estudos de crianças em risco de desenvolver o TEA.
Revisão Técnica
Lisandra Borges
Psicóloga, psicopedagoga, Mestre (2012) e Doutora (2015) em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (conceito Capes 6). Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental LAPSAM III/USF. Desenvolve pesquisas sobre saúde mental de crianças e adolescentes; construção e adaptação transcultural de instrumentos psicológicos; depressão e suicídio em crianças. Coordenadora terapêutica na clínica Fenix (moradia assistida para autistas severos). Atualmente é professora do curso de graduação e coordenadora da pós-graduação lato sensu em Psicologia na Universidade São Francisco.
Dr. Luiz Fernando Longuim Pegoraro
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, título de especialista em Psicologia Clínica e em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Possui especialização em Saúde Mental da Criança e do Adolescente (Unicamp), especialização em Neuropsicologia (USP), mestrado e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente (Unicamp). Atualmente, coordena, supervisiona e ministra aulas aos treinamentos em avaliação psicológica, psicoterapia comportamental e reabilitação nos ambulatórios/enfermaria de psiquiatria da Unicamp. Atua como professor das disciplinas de psicopatologia geral, psicopatologia infantil e neuropsicologia do curso de psicologia da Universidade de São Francisco (USF).